02 de novembro
Reforma de pneus - O que eu devo saber

Para quem leva em conta a economia sem abrir mão da qualidade - e ao mesmo tempo se preocupa com o meio ambiente, uma das formas de economizar na manutenção dos veículos e máquinas é a reforma de pneus.

 

Essa atitude beneficia não apenas os proprietários, mas também o meio ambiente. Isso tem o efeito de reduzir a poluição e o acúmulo de borracha no solo, já que esse material demora muito para se decompor.

 

Seguindo essa tendência sustentável, o Brasil é o segundo país com mais pneus reformados, com mais de 8 milhões de pneus reformados, evitando a necessidade de compra de novos.

 

Isso pode parecer novidade para muitos, mas é uma prática muito comum, porém, precisa ser realizada por profissionais e empresas certificadas nessa função.

Separamos as informações importantes para que você veja como é possível e quais são os diferentes tipos de reforma de pneus. 

 

O que é a reforma de pneus?

 

Trata-se de um método de reaproveitamento de pneus velhos por meio da substituição da chamada banda de rodagem, a parte desgastada da borracha. Essa é uma abordagem mundial que tem ganhado muito espaço no mercado brasileiro.

 

O resultado é tão eficaz que o produto parece uma peça nova, mas preciso ter cuidado na hora de escolher a melhor tecnologia porque tudo depende de como o motorista usa o veículo. Para as empresas, por exemplo, são necessárias reformas para otimizar os custos da frota.

 

Recapagem

Quando implementada por uma empresa profissional, essa tecnologia pode fornecer aos consumidores pneus tão bons quanto novos. A tecnologia utilizada para esta remodelação é de última geração devido à complexidade do processo.

 

Para reformar um pneu, você limpa os flancos (sipe) e depois raspa a borracha para remover as manchas. Após esse processo, a borracha é dissolvida e embalada, garantindo assim a qualidade do produto entregue ao cliente final.

 

Quais as vantagens da reforma dos pneus?

Reformar os pneus traz vantagens financeiras e ambientais. Para os proprietários dos veículos, a economia chega a 60% do valor de um pneu novo. Quando a reforma é realizada por uma empresa especializada e com as técnicas indicadas, a peça fica semelhante a um pneu novo.

No quesito sustentabilidade, o meio ambiente agradece a cada pneu que deixa de ser utilizado. Cada pneu recuperado e reutilizado proporciona uma economia de cerca de 80% de energia elétrica e 57 litros de petróleo para a sua composição.

 

Gostou deste post sobre como as reformas de pneus podem ser econômicas e sustentáveis? Então que tal aproveitar a visita em nosso blog para compartilhar este texto com os seus amigos usando as suas redes sociais! Afinal, muitas empresas e indústrias não conhecem a possibilidade de reformar os pneus e acabam comprando novos por falta de informação. Colabore com o seu bolso e também com o planeta. Reforme pneus!